Guiado pela perseverança de um povo batalhador, sob as bênçãos de Nossa Senhora de Częstochowa, o caminho trilhado para que o Grupo Folclórico Polonês Karolinka existisse começou ainda nos navios que atravessavam o Oceano Atlântico com os primeiros imigrantes.

Em fevereiro de 2017, o grupo completa 25 anos de valorização da cultura polonesa em São Mateus do Sul. Desde sua criação, enfrentou obstáculos que, hoje, rendem boas histórias de superação, trabalho coletivo e amor pela tradição. A consolidação do Karolinka como referência do folclore polonês no Brasil faz com que se expanda o horizonte de rumos: as danças, o idioma, o canto, o artesanato, a culinária, o intercâmbio cultural.

A trajetória do Karolinka foi semelhante a de um colono que chegava pelo Rio Iguaçu: desbravou territórios inexplorados, cresceu com dificuldades e muita transpiração, encontrando na comunidade ou na família as respostas para, passo a passo, ser reconhecido por seu trabalho e sua importância. Deixou para trás uma Polônia para construir outra em território brasileiro. Ela está bem perto de nós, basta seguir os caminhos da tradição.