Por meio das aulas de língua polonesa, Grupo Karolinka vai além do folclore e da dança

Aulas de polonês oferecidas pelo projeto social “Conhecendo a Cultura Polono-Brasileira”, patrocinado pela Petrobras, abordam também a história da Polônia
Em 2013, o grupo Karolinka iniciou as aulas de língua polonesa destinada aos participantes do projeto. O objetivo era possibilitar aos alunos um conhecimento básico da língua polonesa, contribuindo para a troca de experiência com os outros grupos de dança da Polônia.
Para Irio Janoski, presidente do grupo, as aulas oferecem preparo para uma futura viagem às terras polacas. “Quem sabe, um dia, o grupo Karolinka possa participar de um festival na Polônia. É um sonho que nós cultivamos e, agora, nossos participantes estarão preparados para se comunicar no país que tanto representamos!”
A três meses de completar dois anos de existência do projeto social “Conhecendo a Cultura Polono-Brasileira”, que possibilitou a inserção da aula de língua polonesa por meio do patrocínio da Petrobras, os alunos agora irão pesquisar e apresentar assuntos referentes à história da Polônia, às personalidades polonesas e ao contexto atual.
 “O ensino de uma língua deve ser acompanhado pelos elementos de cultura e história do país onde a língua é falada”, destaca a professora de língua polonesa do projeto,Magdalena Linde Tosetto. “Durante as nossas aulas conhecemos alguns elementos do dia-a-dia do povo polonês, como as datas comemorativas. Nas próximas aulas, os alunos apresentarão as personagens da história polonesa que influenciaram a história do mundo (dentro de um contexto científico, artístico, religioso, etc.) conhecendo também a época na qual elas viviam”, complementa.

 

Quem tiver interesse em acompanhar o trabalho do grupo, pode seguir o Karolinka no Facebook no endereço: facebook.com/folcloricokarolinka.