Historico das Danças Polonesas

HISTÓRICO DAS DANÇAS POLONESAS
POLONEZ
Criada pela nobreza para a celebração  da coroação do rei Henrique Walezey no século XVI, a dança polonez transpõe os domínios reais e se alastra pelos palácios da aristocracia, propagando–se também, pelas aldeias camponesas. Ainda hoje é dança obrigatória, quadro necessariamente incluído em todas as festividades  de caráter solene na Polônia e fora dela.
Polka  Husia-Husia
Trata-se de uma polka muito alegre, do período pós segunda guerra, quando os poloneses se reunião nos bares de Varsóvia para se divertirem depois de ter sofrido muito durante a guerra. Sua característica são os passos pequenos dançados no mesmo lugar.
Poleczka
Esta polquinha  das meninas tem a conotação das tradicionais brincadeiras de roda, onde as meninas se afastam por um momento dos rapazes para dançarem a seu modo, sempre tentando chamar-lhe a atenção.
Kołomajki
Não só dos cumprimentos dos afazeres cotidianos vivem meninas bonitas, alegres e fogosas. Reuniões divertidas finalizavam seus dias de trabalho e, entre colóquios e cantos, entre bordados e danças, eis que valendo – se do seu belo e longo cabelo, habitualmente ajeitado em espessas tranças,exaltam seu jovial encanto através da composição da Dança das Tranças.
Danças Infantis
O Krakowiaczek ou Krakowiak infantil tem as mesmas características do adulto. Alegre e movimentado, este ritmo costumeiramente dançado constitui-se via o fomento da tradição musical, em um dos primeiros acessos das crianças polonesas à sua rica herança cultural.
Krakowiak
Dança nacional de origem popular da região sul da Polônia, conhecida em sua forma atual desde o século XV. Tomou o nome da cidade de Krakovia  antiga capital real da Polônia. Esta coreografia em determinado momento é interrompida pela presença do BABADZIAD que ao imitar os jovens, realiza gestos engraçados e estes por sua vez acompanham os seus movimentos tentando  ridicularizá-la pelo fato dela
carregar seu namorado nas costas. LAJKONIK: O cavalinho alegre! Representa uma sátira sobre a vitória dos poloneses contra os povos bárbaros, que arrebatando o cavalo do inimigo entra em Krakowiak exibindo seu troféu, dançando na praça central.
Mazur
Dança de caráter nacional, solene dinâmica criada entre os aldeões, alastrou-se até os palácios da aristocracia. É dançada até hoje em ocasiões especiais.
Wielkopolska
Das festas nupciais dos tempos idos, próprias da região central da Polônia, foi resgatada a animada Suita Wielkopolska, que inclui varias danças e folguedos entre os pares. Os casais  divertem-se infantilmente,enquanto rodopiam alegremente.
Góral
A agilidade e a resistência dos lenhadores montanheses da região de Podhale, estão presentes no vigor de suas danças, as quais conservam até os dias de hoje, quando se reúnem ao redor do fogo para se confraternizarem com suas inseparáveis machadinhas.  
Rzeszów
Retrata o espírito, alegre, próprio do povo do sudeste da Polônia, nas vizinhanças da Ucrânia. O Rzeszów é uma dança dinâmica vigorosa em que os jovens, entre vários folguedos, exibem habilidades procurando impressionar suas pretendentes.
Lublin
________________________________________________________
Até há pouco tempo danças da região de Lublin eram totalmente esquecidas. Seu folclore guarda traços de união com o folclore oriental. Nas danças Mach, as mais representativas, que nada mais é do que o imitar o preparo dos conhecidos pastéis chamados “Pierogi”,  foram conservadas as características do eslavismo. Tem como principais características as mudanças rítmicas bruscas, sendo ora alegres, vivas e ligeiras, ora vagarosas e românticas.  
Kujawiak __________________
Kujawiak é uma dança polonesa da região de Kujawy (região localizada na Polônia central, nas planícies de Mazowsze). O nome próprio apareceu pela primeira vez em 1827 . Caracteriza-se por ser uma dança lenta e romântica.
Oberek
Em compasso ternário vivo, é uma dança nacional de origem popular da região central da Polônia. Dança dinâmica que passou do campo para os salões, confraternizando camponeses e nobres das alegres festas da colheita e noites juninas desde os tempos pagãos.
ZABAWA
Ésta coreografia é composta por muitas polquinhas como uma brincadeira. É uma dança alegre e muito dinâmica, onde as crianças por meio de movimentos simples vão se integrando ao trabalho folclórico.
POLKA CZIEŚINSKA
Da antiga capital da Polônia( no tempo de reinado Austro- húngaro ) Cieszyn, trazemos esta polka que representa como dançavam as damas da corte nos tempos palacianos.
Polka Śmieszka
Esta polquinha apresenta dois rapazes que dançando tentam conquistar o afeto de uma menina,que por sua vez  fica em duvida entre um e outro . Finalmente decide-se : Para não magoar ninguém fica com os dois.
                                        Jurgów
Dança do Sul da Polonia perto
das montanhas geladas de Tatra região de Spisz. Jurgów é uma pequena
aldeia de pastores e contadores de
história. Essa dança é realizada por
pastores e seus instrumentos de
trabalho, o cajado, e conta a história
da vida de uma menina e seu amado.
Cada vez que ele ia para longe, ao se
despedir ela lhe dava um lenço como
prova de amor e como pedido para
não a esquecer.
No retorno do seu amado ela ia
buscar o seu lenço e mostrava para
todos que ele não a tinha esquecido. Nesta região os homens têm o
costume de conquistar sua amada
pelas danças, com passos difíceis e
complicados
KURPIE
Dança da região norte da Polônia, onde se trabalhava na apicultura ou na caça. como moravam no meio da selva tinham pouco contato com outros grupos étnicos. Esse fato deve ter contribuído para que não houvesse influência nas suas danças e nos trajes.
TANCE Z KWIAT
Improvisação  sobre as vendedoras de flores da praça de Krakowia, que a mais de 700 anos cultivam esta tradição sempre tipicamente trajadas
KRAKOWIACZEK
Apresentado em forma de brincadeira rítmica,dançado espontaneamente,constitui-se via o fomento da tradição musical, em um dos primeiros acessos das crianças polonesas à sua rica herança cultural
POLKA PODLASKA
Esta polquinha é dançada em festividades do interior da Polônia.
DANÇAS NACIONAIS____________________________
Polonez____________________
É a mais antiga das danças polonesas, tem sua origem na dança popular chamada “Chodzony”(dança andada) que era dançada séculos atrás. Passou depois para a aristocracia e, finalmente para a corte real. Elegante, séria e lenta, a dança propagou-se pelas aldeias, passando a ser obrigatória em todas as festividades. Usada em contextos formais durante cerimonias, festividades públicas, casamentos e, recentemente, como a primeira dança de uma esfera formal.
Krakowiak__________________
Dança polonesa da região de Kraków (antiga capital real da Polônia) é uma das mais populares e características do folclore polonês. Dançada em pares, assemelha-se às danças festivas de casamentos.
Se caracteriza por movimentos rápidos, firmes, decididos e passos laterais. Devido a rapidez das alterações coreográficas, transmite a impressão de artimanhas guerreiras – relacionada com a invasão de Kraków pelos Tártaros (dança de Lajkonik).
Oberek____________________
Originou-se nas vilas de Mazowsze, na Polonia central, tendo como variações as regiões de Lowicz e Opoczno. O nome é derivado do verbo “obracac sie” que significa girar. É a mais viva das cinco danças nacionais, executada em ritmo vivo e impetuoso, intercalada pelas proezas individuais dos dançarinos. 

Kujawiak __________________
Kujawiak é uma dança polonesa da região de Kujawy (região localizada na Polônia central, nas planícies de Mazowsze). O nome próprio apareceu pela primeira vez em 1827 . Caracteriza-se por ser uma dança lenta e romântica.
Mazur_____________________
É a principal dança do Grupo Folclórico Polones Mazury.
O mazur e o mazurek (isto é, mazur pequeno ), ou mazurka no inglês , são termos gerais para uma série de danças populares polonesas com as mesmas características quanto ao tempo musical. Originou nas planícies de Mazowsze em torno de Warsaw. Os povos da província foram chamados Mazurs; assim, o mazur da dança carrega o mesmo nome que o habitante da região. As danças, conhecidas no exterior como mazurkas, compreendem mais de um tipo: o mazur ou mazurek, o oberek e o kujawiak. Estas danças são ligadas por traços rítmicos e coreografias comuns, especial o ritmo do mazurka.
Há quatro versões do mazur: a dança do nobility; a dança de salão da era Napoleonica – com trajes das forças armadas (homens) e de salão (mulheres) ; a dança popular urbana e uma dança dos camponeses da Polonia central. Cada tipo de dança enfatiza características de diferentes classes da sociedade polonesa.
DANÇAS REGIONAIS_________________________
Kurpie______________________
Dança da região norte da Polônia, caracterizada durante séculos pelas grandes florestas “Puszcza Zielona” (Floresta Verde) e “Puszcza Biala” (Floresta Branca). Os povos desta região (apicultores e caçadores) desenvolveram um folclore rico e vivo com danças que apresentam características semelhantes a dos montanheses do sul da Polônia .
Lublin_______________________
Dança regional de Lublin – Cidade polonesa com seis séculos de existencia – apresentando uma cultura bastante influenciada pelas regiões vizinhas. As contribuições culturais são vistas principalmente nos trajes (original da cidade de Krzczonów). Seu folclore guarda traços de união com o folclore oriental. Tem como principais características as mudanças rítmicas bruscas, sendo ora alegres, vivas e ligeiras, ora vagarosas e românticas.
Rzeszów_____________________
A região de Rzeszów no sudeste da Polônia também teve uma grande influência cultural de vários povos. As danças desta região são vivas, os dançarinos exibem habilidades procurando impressionar seus pares. Marcante pelo movimento de ombros e agilidade principalmente das moças. Caracteriza-se pelas inúmeras polcas, cada uma levando o nome específico por seus estilos distintos.
Podhale (Góral)________________
A dança, a música e o folclore da região de Podhale são drasticamente diferentes das demais regiões. Localizada ao sul da Polônia, é extremamente montanhosa, (montanhas de Tatra). Os montanheses executam passos complicados durante a dança para tentar impressionar e conquistar as mulheres, utilizam uma machadinha que originalmente era utilizada para cortar lenha e lutar, agora serve como bengala para dançar.
Wielkopolska__________________
A região de Wielkopolska, é localizada ao oeste do centro geográfico da Polônia. A área cerca a cidade antiga de Poznan e extrai uma grande de influência deste centro urbano. Uma outra influência na cultura e no folclore de Wielkopolska foi a invasão prussiana sobre a região durante as divisões polonesas de 1795 a1921. O nome vem do latim e seu significado é “Grande Polônia”. As danças desta região apresentam uma característica mais urbana e mais germânica, e são principalmente executadas em casamentos.
Kolomajki_____________________

É uma das danças da região de Slask que mostra um outro elemento do folclore polonês. O Kolomajki é uma dança executada somente por meninas novas. Parece que as meninas encontram uma maneira de chamar a atenção de um rapaz e demonstrar que também podem executar sozinhas uma dança.
Poleczka______________________
Esta dança é caracterizada pelas tradicionais brincadeiras de roda, as meninas dançam sua polka tentando chamar a atenção dos rapazes se afastando por algum momento deles.
Kaszuby_______________________
A região de Kaszub está localizada ao norte da Polônia situada na costa do Mar Báltico (região da Pomerania). Ao longo da história a região foi germanizada, mas os Kassubianos conseguiram fixar a cultura eslava, idioma e tradições. As danças de Kaszuby são suaves lindas e graciosas. Indicam uma mistura rica dos elementos característicos das regiões vizinhas polonesas e alemã.

Deixe uma resposta