Crianças do Grupo Karolinka produzem cartões de Páscoa para alunos de escola polonesa

Mais de 45 cartões com bombons brasileiros foram enviados à Polônia

O Grupo Folclórico Polonês Karolinka, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho dedicado à manutenção e promoção da cultura polonesa no Brasil, enviou na última semana uma caixa com 48 cartões de Páscoa para alunos da escola Podstawowa w Popowie da cidade de Łowicz. Os cartões foram produzidos pelas crianças do grupo infantil que abusaram de criatividade na hora de pintar, colar e enfeitar os cartões. Para a confecção do material, as crianças aprenderam como desejar feliz páscoa e os cumprimentos mais comuns para essa época.

Este projeto foi idealizado pela professora de polonês do Grupo Karolinka, Ludmiła Pawłowski, que é membro do Conselho de Educação no Exterior. O objetivo do projeto é aproximar os dois países e promover uma espécie de intercâmbio entre as crianças polonesas e brasileiras. “Foi muito bacana ver a empolgação e o capricho das crianças na confecção dos cartões. Agora elas esperam ansiosas pela resposta”, comenta Iris Janoski, coordenadora de projetos sociais do Karolinka.

O projeto tem como incentivador a Wspólnota Polska, que é a maior instituição polonesa que colabora com o mundo polônico. “Para nós, esse tipo de ação nos deixa mais visíveis para o governo polonês, e isso é muito bom”, acrescenta Irio Janoski, diretor do Grupo Karolinka.

Texto publicado na edição de 29/03/2018 da Gazeta Informativa (São Mateus do Sul-PR)