O Grupo Folclórico Polonês Karolinka, Canto e Dança, foi fundado no dia 22 de Fevereiro de 1992,nas dependências do Salão Nobre, do Colégio Duque de Caxias,em São Mateus do Sul,Paraná,com apoio das diretoria da Braspol,juntamente com o Grupo de Jovens Gensma, Geração Nova São-mateuense e Caminhos da Paz, de Água Branca e outros jovens da sociedade São-mateuense, sendo uma entidade cultural e sem fins lucrativos.

A sua primeira apresentação, aconteceu no dia vinte e quatro de maio, de 1992,nas dependências da futura Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,com a presença da coreógrafa Polonesa,

Úrsula Janyna Sayda, primeira coreógrafa do grupo, Karolinka, com seus honorários pagos pela Prefeitura Municipal para este fim, nas gestões dos ex prefeitos Enéas Distefano e Argos Fayad .

Em junho de 1998, por ocasião do congresso nacional da Braspol, em São Mateus do Sul, foi fundado o Grupo Karolinka Infantil, funcionando em separado com o grupo Karolinka adulto.

Em janeiro de 2000, as duas entidades foram unificadas dando origem ao atual GRUPO FOLCLORICO POLONES KAROLINKA, com registro no CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURIDICA sob o Nº 03.594.865/0001-11.

A partir desta data passou a coreografar o Grupo Karolinka, o coreógrafo Paulo Roberto Scardazann Herenn, ate o ano de 2005.

Em maio de 2007 através do Programa Atitude SIX da Petrobrás, foi contratado o coreografo Luis Gustavo Gomes Guarize, o qual encontra-se coreografando o Grupo Karolinka ate a presente data.

A partir de junho de 2008 através da lei Municipal 1.773/08, o coreógrafo do Grupo Folclórico Polonês Karolinka, é mantido pelo Município de São Mateus do Sul.

Em dezoito anos de atividades o Grupo Folclórico Polonês Karolinka levou o nome do Município de São Mateus do Sul a cidades como:São Francisco do Sul, Joinville, Praia de Enseada, Jaraguá do Sul, Bela Vista do Toldo, Porto União, Philippe Schmidt, Frei Rogério, Indaial Nova Veneza e Itaiópolis municípios do Estado de Santa Catarina.

No Estado do Paraná, o Grupo Karolinka teve apresentações em: Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Mariópolis, Lapa, Malet, Cambe, Palmeira, São João do Triunfo, União da Vitória, General Carneiro, Paulo Frontim, Paula Freitas, Rebouças, Irati, Foz do Iguaçu, São Jose dos Pinhais, Cruz Machado Antonio Olinto, Contenda e em um grande numero de eventos no nosso Município.

O grupo Karolinka, realiza também recepção a autoridades, que visitam a região sul do Paraná, sendo a de maior destaque no ano de 2006, a recepção ao Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita a Refinaria da Petrobrás em Araucária.

No ano de 2009 já recepcionou o Sr Embaixador da Polônia, Jacek Kisielewski e esposa por ocasião de sua visita a São Mateus do Sul, recepcionou também no município de Malet o Sr. Ministro da Cultura Juca Ferreira.

O Grupo Folclórico Polonês Karolinka, possui atualmente 40 crianças de 05 a 13 anos, sendo que 30% não pagam mensalidades, por serem oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo, mas que tem o direito de participar do contexto sócio cultural do meio em que vivem.

Fazem parte do Grupo jovens da comunidade São-mateuense que estão comprometidos com a preservação das raízes culturais do município.

Contatos: (42) 3532-3024 / 8816-7070

Karolinka_sms@yahoo.com.br

Irio Miguel Brongiel Janoski

Presidente : Grupo Folclórico Polonês Karolinka

Deixe uma resposta